GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

Notícias

Encontro GEPE em Lisboa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Encontro GEPE da Região Centro-Sul aconteceu a 26 de Outubro, no CUPAV em Lisboa, e contou com a participação de animadores e novos e antigos membros GEPE, num total de 26 pessoas.

A pergunta "O que é para mim o GEPE?" serviu de base para o trabalho realizado na primeira parte da manhã. Foram referidas 124 palavras/expressões sobre o que significa para cada um fazer parte de um GEPE.

De acordo com os presentes, o espírito GEPE é: "dedicação", "esperança", "confiar", "emprego", "esforço", "empenho", "partilhar", "alegria", "motivar", "dar e receber", "networking", "diversidade", "conhecimento", "empatia", "enriquecimento", "disponibilidade", "compromisso", "acreditar", "resiliência", "ânimo", "projectar", "agir", "compreensão", "formação (auto)", "força", "voluntariado", "foco", "persistência", "empowerment", "crescimento pessoal e interior", "resultados", "entreajuda", "ritmo", "rotina", "trabalho", "auto-estima", "eliminar o isolamento", "coesão", "diálogo", "pró-actividade", "aprendizagem", "entusiasmo", "não julgamento", entre muitas outras coisas.

 Ser_GEPE

Depois do brainstorming sobre o que é ser GEPE, alguns membros escolheram a "sua" palavra e relataram a sua experiência pessoal.

O coffee-break foi outro momento de grande entrosamento entre os membros GEPE, com todos a darem o seu contributo para a preparação do mesmo.

O segundo momento do encontro, dedicou-se a perceber "Como nos podemos entreajudar mutuamente na procura de emprego". Desta dinâmica resultaram algumas oportunidades/soluções:

• Banco de tempo disponibilizando todos os recursos dos diferentes GEPE;

• Serviço Bom Dia: utilizar ferramentas on-line para acordar e controlar quem está acordado às 8.30h/9.00h A.M., como forma de estabelecer horários e criar rotinas de trabalho;

• Personal branding: ajudar na criação da própria marca, identificação dos pontos fortes e melhoria dos fracos, consultoria de imagem, elevator speech, CV e carta de motivação, simulação de entrevistas;

• Aumentar a rede de contactos e networking;

• Encontros GEPE sob diferentes formas, por exemplo tertúlias mensais;

• Espaço GEPE;

• Criação de uma revista GEPE, for forma a divulgar os GEPE e aumentar a visibilidade dos GEPEANOS.

 

História do Futuro - 11ª Edição

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A 11ª edição da semana de formação intensiva decorreu de 22 a 26 de Outubro de 2012, no CUPAV, em Lisboa, e contou com 38 participantes.

Grupo_HF2

Foi uma semana com muita informação; partilha de conhecimentos e emoções; troca de experiências e histórias de vida. O grupo trabalhou nos temas para a empregabilidade e preparou um plano de acção para a procura efectiva de trabalho. E estabeleceram-se laços sociais fortes entre os vários elementos do grupo, que perduram para além da semana de formação, com contactos via email, facebook e pessoais.

 

Diário de Aveiro - GEPE, 18 de Outubro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

gepesjoaomadeira

18 de Outubro de 2012

 

12ª edição da História do Futuro - Porto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A História do Futuro é um programa para a empregabilidade, gerido pelo IPAV, que, entre outras atividades,realiza cursos 5 dias de formação intensiva para contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia pessoal/profissional futura e para possibilitar a definição novos caminhos profissionais.

[Ler testemunhos da edição anterior]

Módulos:

  • Relacionamento Interpessoal
  • Comunicação
  • Elaboração de CV
  • Networking
  • Marketing pessoal
  • Técnicas de Entrevista
  • Conquistar Oportunidades
  • Empreendedorismo

Data: 5 a 9 de novembro, no CREU - Porto

Programa :

HF_porto

Inscrições:

 
Pág. 89 de 91
Manual_do_Animador

Encontre o seu grupo GEPE

 

Para encontrar o seu grupo GEPE, deverá entrar em contacto com a Instituição Anfitriã mais próxima de si.

 

Pode pesquisar a lista de grupos GEPE e as suas localizações em Rede GEPE.