GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

GEPE Ourém - Um ano de actividade!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Logo GEPE Ourém 1 1

No dia 17 de Março de 2014, dava-se início ao Projecto GEPE no Concelho de Ourém, com a realização da primeira sessão do Grupo de Entreajuda na Procura de Emprego de Ourém.

É por isso com muita satisfação que, nesta data, o GEPE Ourém comemora o seu primeiro aniversário.

 

 

E em período de celebração, apresentam-se alguns dados referentes ao primeiro ano de actividade que agora se comemora e que, de alguma forma, reflectem aquela que foi a actividade desenvolvida pelo GEPE Ourém ao longo do seu primeiro ano de existência:

▪ 49 Sessões semanais (em 52), equivalentes a mais de 130 horas de trabalho;
▪ 38 Gepeanas e gepeanos participantes;
▪ Mais de 800 ofertas de emprego e formação profissional na sua grande maioria de âmbito local e regional;
▪ Mais de 1.500 seguidores nas várias redes sociais;
▪ 10 Sessões temáticas e especiais;
▪ 11 Parcerias estabelecidas com entidades locais, regionais e nacionais, públicas e privadas;
▪ 22 Artigos jornalísticos publicados desde Setembro, sobre questões relacionadas com a empregabilidade.

Para além dos números, salientam-se ainda alguns marcos importantes:
▪ Presença no II Congresso Nacional do GEPE, em Lisboa;
▪ Organização e realização em Ourém do I Encontro Nacional de Animadores GEPE;
▪ Organização e realização de uma Sessão Especial de Natal e Fim-de-Ano;
▪ Organização e realização em Ourém do Encontro Regional de Grupos GEPE.

Foram doze meses “cheios”, muito desafiantes, de grande intensidade e trabalho, com muitos momentos complicados e difíceis mas ao mesmo tempo doze meses muitíssimo estimulantes e gratificantes a muitos níveis, sem qualquer dúvida.

Mas, mais que números, marcos ou outras realizações que possam ser apresentadas, o que verdadeiramente conta e importa são as pessoas. Porque o GEPE Ourém sempre foi e é cada vez mais um projecto para as pessoas!

Ao longo deste ano, trinta e oito pessoas procuraram o GEPE Ourém. Pessoas diferentes, com histórias e percursos diferentes, em diferentes fases de vida, com estados de alma diferentes.

Pessoas tão diferentes e únicas mas ao mesmo tempo todas elas com um denominador comum, todas em situação de desemprego. Com tudo o que uma situação de desemprego actualmente significa em Portugal e que o tempo se vai encarregando, infelizmente, de aprofundar.

Trinta e oito pessoas que procuraram o GEPE Ourém e corajosamente aceitaram o desafio de quebrarem um ciclo, de voltarem a acreditar em si próprias, de se organizarem e ganharem confiança para olharem e encararem as dificuldades e os problemas de frente, com coragem e determinação, dispostas a virarem a página.

Trinta e oito gepeanas e gepeanos que, semana após semana, compareceram nas sessões, que tiveram a paciência de “aturar” o animador, que foram sempre respondendo aos desafios, que lutaram contra o desânimo, a descrença, o descrédito, contra a sensação de vazio e de exclusão.

Que voltaram à escola, que se envolveram em processos de formação, que se organizaram, que partilharam e compartilharam, que se ajudaram e se apoiaram, se tornaram pró-activas, voltaram a erguer a cabeça e voltaram à luta e à vida.

Porque perceberam que têm todo o direito a uma vida digna, a serem felizes e que ainda têm muito para dar e oferecer, a si próprios, aos outros e ao seu País!

E mais que todos os números ou feitos, este é o verdadeiro orgulho do GEPE Ourém. O facto de, com o seu pequeno contributo, ter de alguma forma podido ajudar as gepeanas e gepeanos a tornarem-se pessoas mais fortes, mais corajosas, mais determinadas, a definirem objectivos, a não ficarem à espera. A não desistirem, a não se renderem, a não se conformarem. A erguerem a cabeça. A perceberem que têm valor. A voltarem a acreditar. E a voltarem a sorrir!

E esta é sem dúvida alguma a maior prenda de todas que o GEPE Ourém poderia receber!

Das trinta e oito gepeanas e gepeanos que passaram pelo GEPE Ourém, actualmente continuam oito. Por isso, o trabalho do GEPE Ourém não está de todo concluído, nem estará nunca concluído enquanto existir alguém que nos procure e que queira estar connosco.

Por isso, mais que o aniversário que agora se comemora e todo o trajecto desenvolvido até à data e que muito nos orgulha, estamos cientes da responsabilidade e dos desafios que se apresentam e que nos esperam. Mas, mais que nunca, totalmente comprometidos, empenhados e determinados para ultrapassar todas as dificuldades que irão surgir.

Uma palavra final de agradecimento e parabéns para as gepeanas e gepeanos, porque o mérito e o sucesso é delas e deles! E porque, afinal, são elas e eles a essência do GEPE Ourém.

Por fim, a todas as pessoas, instituições, entidades e organizações, muito obrigado por terem ajudado, permitido e contribuído para que este primeiro ano de existência fosse um ano de sucesso para o GEPE Ourém!

Contem com o GEPE Ourém para mais um ano de luta e combate, para mais concretizações, realizações e sucessos. Mas, principalmente, para um ano de mais esperança, harmonia, fraternidade e igualdade!

Luís Caetano
GEPE Ourém

 

Encontre o seu grupo GEPE

 

Para encontrar o seu grupo GEPE, deverá entrar em contacto com a Instituição Anfitriã mais próxima de si.

 

Pode pesquisar a lista de grupos GEPE e as suas localizações em Rede GEPE.